A população do lince ibérico aumentou em 2020 para 1.111 animais em toda a Península Ibérica. Trata-se do número mais algo já registado desde que existem programas de acompanhamento da espécie. Num único ano, a população do lince ibérico aumentou 30 por cento.
É um “passo importantíssimo” na recuperação da espécie e “uma das maiores alegrias que podemos ter”, assinalou a vice-presidente e ministra para a Transição Ecológica de Espanha, Teresa Ribera. A governanta salienta que oo número constitui o máximo registado desde o começo dos programas de monitorização do lince (Lynx pardinus), uma espécie “sensível e emblemática”.
Ribera salienta ainda que desde 2011, data em que os primeiros felinos começaram a ser libertados foram reintroduzidos um total de 305 exemplares tanto em Espanha como em Portugal, um valor que, na opinião da governante, “passa todas as expectativas iniciais”.
A curva demográfica da população de linces permite ser “optimista e desenha cenários que afastam o grande felino ibérico do risco crítico de desaparecimento”.
Leave a Reply