A taxa de inflação no território situava-se em menos 0,32 por cento no final do mês de Abril, tendo por ponto de comparação as 12 meses imediatamente anteriores e o período de Maio de 2019 a Abril de 2020.
A informação é avançada pela Direcção dos Serviços de Estatísticas e censos, que explicas que as descidas mais significativas registaram-se no preço das excursões, dos serviços de telecomunicações, do vestuário e do calçado, bem como da carne de porco e dos produtos hortícolas, indicou o organismo num comunicado.
O aumento do preço dos bilhetes de avião, da electricidade, das refeições fora de casa e das consultas externas, “bem como o acréscimo dos salários dos empregados domésticos”, acabaram por compensar “parte da diminuição do índice de preços”, acrescentou.
A recreação e a cultura, bem como as comunicações, “desceram 9,87 por cento e 7,70 por cento, respectivamente”, em termos anuais.
Em contrapartida, salienta a DSEC na nota de imprensa, “os índices de preços das secções da saúde, bem como dos equipamentos e serviços domésticos, subiram 2,24 por cento e 2,15 por cento”, de acordo com a nota.
Em Abril, a taxa de inflação cresceu 0,18 por cento, em termos mensais. Nos quatro primeiros meses de 2021, o índice de preços no consumidor geral médio desceu 0,94 por cneto, em relação ao mesmo período de 2020.
Leave a Reply