A embaixada da República Popular da China nos Estados Unidos da América acusou esta quinta-feira de “manipulação política” quem está a tentar ressuscitar a teoria de que a Covid-19 teve origem num laboratório de Wuhan, depois do presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, ter ordenado um relatório sobre o assunto.
“Algumas forças políticas tornaram-se obcecadas pela manipulação política e pelo jogo de culpas, ignorando a necessidade urgente do seu povo de combater a pandemia e a exigência internacional de cooperação nesta frente, o que levou a uma trágica perda de muitas vidas”, disse um porta-voz diplomático.
A representação diplomática chinesa denunciou no seu comunicado que “a campanha de difamação e culpabilização está a regressar, e a teoria da conspiração de ‘fuga de laboratório’ está a ressurgir”: “Enquanto a pandemia continua a causar um grande dano no mundo e a comunidade internacional aguarda com expectativa uma maior cooperação entre países, algumas pessoas estão a recorrer ao seu velho manual. Não podemos deixar de nos interrogar, será que puseram essa amarga lição para trás das costas tão cedo, ou será que querem ver as tragédias repetidas?”, perguntou.
Esta é a primeira reacção de Pequim, depois de Biden ter anunciado quarta-feira que ordenou aos serviços de inteligência dos EUA que entregassem um relatório sobre a origem da pandemia de Covid-19 no prazo de 90 dias.
O presidente dos EUA respondeu ao regresso das especulações sobre a origem do coronavírus, após a teoria que surgiu num laboratório em Wuhan, cidade chinesa onde foi diagnosticado o primeiro surto, ter ganho ímpeto nos últimos dias.
A decisão de Biden surge na sequência de um relatório dos serviços secretos norte-americanos publicado pelo The Wall Street Journal que alegadamente revela que vários investigadores do Instituto de Virologia de Wuhan ficaram doentes em Novembro de 2019 e tiveram de ser hospitalizados: “Pedi à comunidade de Inteligência que redobrasse os seus esforços para recolher e analisar informações que nos possam aproximar de uma conclusão definitiva, e que me informe em 90 dias”, disse Biden na quarta.
Biden afirmou que duas das agências de inteligência dos EUA estão inclinados para a origem do contacto humano com um animal infectado, enquanto que uma terceira está inclinado para a ideia do laboratório.
Leave a Reply