Brood X. Chefe de Hong Kong com proposta crocante

Fotografia: Deb Dowd/Unsplash

As cigarras que por estes dias emergem no leste dos Estados Unidos, fenómeno que se repete a cada 17 anos, inspiraram um chef de Washington, nascido em Hong Kong, a criar uma iguaria com tanto de crocante, como de sustentável.

Bun Lai, um defensor de alimentos saudáveis e ecológicos, ofereceu uma degustação gratuita de sushi de cigarra grelhada num parque na capital dos Estados Unidos da América no fim de semana.

“Num mundo onde sofremos com a maior pandemia da história, que não é Covid, mas sim as doenças relacionadas com a dieta, teremos que adoptar uma abordagem revolucionária em nossos hábitos alimentares”, disse ele.

Este chef americano nascido em Hong Kong mostrou como recolher, cozinhar e preparar cigarras como uma forma de demonstrar métodos alternativos de cultivo e alimentação: “Dois mil milhões de pessoas comem insectos. Os americanos não comem insectos”, observou ele. “Mas metade do mundo acha que os insectos são deliciosos. E a verdade é que são mesmo”.

Bun está a aproveitar o aparecimento da chamada Brood X, uma das 15 ninhadas de cigarras periódicas que vivem em áreas arborizadas da Pensilvânia à Geórgia, principalmente no Distrito de Columbia, Maryland, Virgínia, Indiana e Tennessee.

À medida que seu período de incubação é concluído no subsolo este ano, milhares de milhões de ninfas que se alimentam de raízes de árvores desde 2004 estão a emergir à superfície para completar o seu ciclo de vida: “Cigarras e refeição ao ar livre grátis”, disse Bun no Twitter. “Traga ingredientes para cozinhar e junte-se a mim a ser criativo ou apenas a comer!”. Para quem respondeu ao convite, a aventura gastronómica começou com uma recolha de alguns destes insectos.

Uma surpresa inesperada

Stella Roque, que cresceu com medo de insectos, não estava muito desejosa de os experimentar, mas viu a iniciativa como uma oportunidade de superar a sua fobia: “Estou aqui hoje porque o Bun Lai me convidou para experimentar as cigarras e achei que seria uma experiência interessante”, disse Roque à AFP. “Decidi vir porque ouvi falar de todo o apocalipse da cigarra na região.”

Comer estes insectos não é incomum. Os tacos de cigarra são populares no cardápio de vários restaurantes actualmente, de acordo com a revista The Washingtonian, um guia da vida na capital americana. Cigarras com chocolate não faltam.

No entanto, Bun pediu cuidado para evitar que as cigarras acabem por se tornar num “alimento gourmet”, o que poderia levar ao seu consumo excessivo “como temos feito com tantas espécies pelas quais nos tornamos obcecados”, frisou.

O grupo recolheu cigarras e plantas comestíveis em todo o parque sob a orientação de Bun.

O chef temperou as cigarras com sal antes de as fritar numa grande frigideira. Por fim, os insectos fritos tornaram-se o ingrediente estrela do sushi.

Roque, esperando o pior, disse que na verdade ficou “agradavelmente surpresa”: “Na verdade, fiquei apavorada enquanto segurava o sushi”, disse ela.

“Mas na verdade é muito saboroso.” E para os curiosos, observou ela, as cigarras tem “um sabor de noz muito crocante”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.