A gigante tecnológica chinesa Huawei vai lançar na próxima semana o seu sistema operativo para telemóveis HarmonyOS. O software foi desenvolvido depois de perder o acesso ao sistema Android, devido às sanções impostas pelos Estados Unidos da América, informou na terça-feira a imprensa oficial chinesa.
A imprensa chinesa cita uma mensagem publicada pela conta oficial do sistema operativo no Weibo – o equivalente chinês ao Twitter- no qual anuncia um evento de apresentação agendado para 2 de Junho.
O HarmonyOS, chamado Hongmeng em chinês, já tinha sido lançado para outros tipos de produtos, tais como tablets ou ‘wearables’, em Agosto de 2019.
A companhia espera que mais de 300 milhões de dispositivos estejam a operar com o HarmonyOS até finais deste ano, um terço dos quais aparelhos de outras companhias, de acordo com a agência de notícias Xinhua.
As vendas de telemóveis da Huawei viram-se afectadas pela inclusão da companhia numa lista negra americana por alegados vínculos aos serviços de inteligência chinesa, que limitou o seu acesso à tecnologia desenvolvida pelo país norte-americano, tais como o sistema operativo Android, pertencente à Google.
Ao contrário dos anos anteriores, a Huawei decidiu não publicar os dados de ‘smartphones’ vendidos ao longo de 2020, embora a consultora Canalys refira que a companhia chinesa, no quatro trimestre, caiu pela primeira vez em seis anos para fora do ‘top 5’ de vendedores globais de telemóveis, em parte porque se desfez da marca Honor para que esta se pudesse desmarcar do efeito das sanções.
Leave a Reply