Dois melões japoneses de alta qualidade foram vendidos num leilão esta segunda-feira por 24.800 dólares, 22 vezes mais que o preço a que os primeiros melões da temporada foram vendidos no ano passado, um ano marcado pela pandemia de Covid-19.
O preço de 2,7 milhões de ienes pelos famosos melões Yubari, no primeiro leilão da temporada, é irrisório, no entanto, em comparação com outros recordes registados para este produto tão apreciado.
“A recuperação dos preços este ano pode ser vista como a vontade dos compradores de estimular as pessoas a apresentar ofertas maiores”, disse à AFP um funcionário do mercado onde o leilão decorreu.
O comprador é um produtor local de alimentos para bebés, cujo presidente disse esperar que o resultado espalhe um pouco de alegria: “Embora ainda tenhamos muitas notícias negativas, espero que possa ajudar as pessoas a sorrir e superar a pandemia”, declarou ao canal NHK.
As ofertas de frutas de temporada no Japão atraem com frequência compradores que buscam prestígio e publicidade gratuita.
Em 2019, dois melões Yubari alcançaram o preço recorde de cinco milhões de ienes, mas o valor caiu a apenas 120.000 ienes no ano passado. Os produtores acusaram o vírus de afastar os compradores ricos dispostos a aumentar os lances.
Os melões procedem da ilha de Hokkaido, norte do Japão, um popular destino turístico.
Hokkaido encontra-se actualmente em estado de emergência sanitária, assim como outros nove departamentos do país, incluindo a capital Tóquio.
Leave a Reply