Microsoft “mata” Internet Explorer

Fotografia: Tadas Sar/Unsplash

A Microsoft anunciou na quinta-feira que vai deixar de providenciar apoio técnico ao Internet Explorer, o navegador que a Microsoft criou há 25 anos, mas que acabou por ser abandonado pelos utilizadores, que preferem o Chrome, browser da Google, e o Safari, da Apple.

“O futuro do Internet Explorer no Windows 10 é o Microsoft Edge”, declarou a gigante da informática no seu blog.

O Edge – o novo navegador da empresa – é “mais rápido, mais seguro e oferece uma experiência de navegação mais moderna”, admitiu a empresa, além de ser “compatível com páginas e aplicações mais antigos”.

Muito internautas publicaram, de forma irónica, mensagens de condolências no Twitter esta quinta-feira, aludindo às brincadeiras e piadas das quais o navegador da Microsoft foi alvo durante anos: “Descansa em paz, Internet Explorer. Nunca te utilizei, mas quando estiveres morto já não vou poder gozar contigo mais”, disse o utilizador UwU.

A Microsoft informou que a 15 de Junho de 2022 deixará de mais apoio técnico para o Internet Explorer.

Contudo, as páginas criadas para o velho navegador são compatíveis com o Edge até 2029, prometeu a Microsoft, especialmente porque muitas organizações “têm uma quantidade surpreendentemente grande de sites” que têm por base a tecnologia antiga.

O Chrome, navegador do Google, domina quase 65 por cento do mercado global, de acordo com o Statscounter. O Safari, da Apple, disponível em computadores e outros dispositivos da marca, ocupa o segundo lugar com cerca de 19 por cento.

O Firefox, da Mozilla Foundation, e o Edge estão na terceira e quarta posições com 3,59 por cento e 3,39 por cento do mercado global, respectivamente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.