Centenas de imigrantes tentam entrar em Melilla

Fotografia: Noborder Network/Creative Commons

Depois de Ceuta, Melilla. Centenas de migrantes tentaram esta madrugada entrar na cidade espanhola, situada no norte de África. Cerca de trinta – todos provenientes de Marrocos – conseguiram superar o perímetro de segurança da cidade, apesar do Exército espanhol ter reforçado a vigilância e o controlo na vala fronteiriça que a separa de Marrocos.

As tentativas de entrada, seis no total, aconteceram durante toda a noite, enquanto agentes da Polícia e da Guarda Civil espanhola tentam controlar a zona tampão que a separa de território marroquino.

Até agora desconhece-se para onde foram transferidos os trinta imigrantes ilegais que conseguiram entrar na cidade, todos homens adultos marroquinos que, segundo confirmaram fontes, não se encontram feridos.

É a primeira vez que Melilla sofre uma entrada irregular tão numerosa de pessoas oriundas de Marrocos em saltos da vala fronteiriça. Até agora, a opção tinha sido uma rota utilizada quase exclusivamente por imigrantes subsaarianos.

Ceuta tranquila

Entretanto, a fronteira de Tarajal que separa a cidade espanhola de Ceuta, também no norte de África, do território administrado por Marrocos, permanece tranquila esta sexta-feira, após a chegada de 8.000 imigrantes esta semana, muitos dos quais – 6.000 – segundo as últimas informações oficiais, regressaram ao seu país.

Os governos espanhol e marroquino chegaram a um acordo para permitir o regresso destes grupos de pessoas com um máximo de 40 a cada duas horas.

As autoridades centram-se agora no cuidado aos mais de 800 menores não acompanhados que estão abrigados em diferentes partes de Ceuta.

Ontem, membros da Guarda Civil resgataram do mar o corpo de um migrante que flutuava nas águas da praia de Tarajal.

Este é o segundo corpo recuperado esta semana, depois de um marroquino se ter afogado na passada segunda-feira quando tentou nadar até Ceuta.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.