O japonês Kentaro Miura, autor da famosa série de manga “Berserk”, morreu recentemente aos 54 anos, anunciou esta quinta-feira a equipe da revista Young Animal, que publica a obra medieval de contornos fantásticos há mais de 30 anos.
Kentaro Miura “faleceu em 6 de Maio vítima de uma dissecção da aorta”, anunciou no Twitter a revista da editora japonesa Hakusensha, que apresentou condolências e expressou o “imenso respeito e gratidão”.
Ambientado num universo de “fantasia obscura”, sombrio e apocalíptico, “Berserk” foi publicado pela primeira vez em 1989 e conta a história de Guts, um guerreiro solitário perseguido e que procura vingar a morte de um antigo mestre.
Publicada por episódios na revista Young Animal, “Berserk” era objecto também de uma distribuição em manga. Os 40 volumes publicados até ao momento venderam mais de 50 milhõess de exemplares em 15 países.
Com a sua violência gráfica e desenhos detalhados, “Berserk” influenciou outras produções culturais, como a série de jogos electrónicos Souls.
Kentaro Miura foi homenageado em 2002 por “Berserk” no prestigioso prémio cultural japonês Osamu Tezuka.
Leave a Reply