Grécia. Incêndio obriga à evacuação de várias aldeias

Fotografia: Matt Palmer/Unsplash

Várias aldeias foram evacuadas na Grécia, esta quinta-feira, por causa do primeiro grande incêndio florestal da temporada, que ocorre em terreno montanhoso com vista para o Golfo de Corinto. Nenhuma vítima foi registada até ao momento, mas seis aldeias e dois mosteiros foram evacuados quando o incêndio teve início na noite de quarta-feira, perto de Schinos, cerca de 90 km a oeste de Atenas, disse um porta-voz dos bombeiros à agência France Press.

No meio da noite, os moradores foram levados para um abrigo em Alepochori, uma aldeia costeira no Golfo de Corinto: “Fomos alertados às 4h da manhã pela polícia, que nos disse para sairmos”, contou um idoso à Skai TV. “Não corríamos perigo”, assegurou, mas “eles revistaram as casas próximas à procura de pessoas que não se podiam mover por conta própria”.

Bombeiros foram enviados de todo país para conter o incêndio, cuja frente tinha 10 quilómetros de largura, segundo as autoridades locais: “Este é o primeiro grande incêndio de 2021. Algumas aldeias foram evacuados por precaução”, declarou o porta-voz dos bombeiros, Vassilis Vathrakogiannis, à Skai TV. “Não temos informações (sobre vidas em perigo) e não tivemos de socorrer ninguém”, acrescentou.

O incêndio ardeu durante toda noite perto da área protegida das montanhas Geranian, a norte do istmo de Corinto e da península do Peloponeso. O fumo preto que se erguia do incêndio era visível da capital, Atenas: “A situação está claramente melhor agora”, declarou o chefe dos bombeiros, Stefanos Kolokouris, à Skai TV.

Mas “é um grande incêndio de pinhal, (e o) terreno é difícil”, acrescentou, estimando que pode, no entanto, ser controlado durante o dia.

Já o presidente da câmara de de Loutraki, uma estânica à beira-mar situada nas imediações, teme que os ventos mudem de direcção e aticem as chamas: “A floresta é muito densa e nunca foi ardeu antes”, disse o prefeito Yiorgos Gionis à Alpha TV.

Apoiados por 62 veículos, 17 aviões e três helicópteros, cerca de 180 bombeiros participam nas operações de combate às chamas, informou a corporação no Twitter.

Localizada no nordeste de Corinto, a zona afectada é o lar de muitas casas de veraneio.

Várias habitações foram danificadas, de acordo com os bombeiros, e algumas ficaram mesmo reduzidas a cinzas, de acordo com o autarca de Loutraki.

Quando as chamas atingiram o mar, na quarta à noite, também queimaram dois barcos na aldeia costeiro de Mavrolimni, relataram as autoridades locais.

A eletricidade foi cortada e deverão ser necessárias 48 horas para que seja restaurada, de acordo com os técnicos no local.

A Grécia enfrenta violentos incêndios florestais todos os Verões, alimentados por secas, ventos fortes e temperaturas que frequentemente excedem os 30 graus.

No Peloponeso, no final de Agosto do ano passado, o sítio arqueológico de Micenas, um dos mais imponentes do período pré-helênico, foi atingido por um incêndio florestal sem sofrer grandes danos.

E, há dois anos, em 23 de Julho de 2018, um incêndio sem precedentes na estância balnear de Mati, o mais mortal das últimas décadas na Grécia, deixou 102 mortos e queimou a maioria das casas nesta localidade, situada a cerca de 30 quilómetros de Atenas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.