Dezenas de turistas britânicos, ávidos por sol, regressaram às praias de Portugal esta segunda-feira, quando uma proibição de viagens entre os dois países que vigorou durante quatro meses devido à pandemia de Covid-19 chegou ao fim, dando um impulso muito necessário a um sector turístico em apuros.
Vinte e dois voos do Reino Unido devem pousar em Portugal esta segunda-feira, a maioria com destino à região do Algarve, famosa pelas praias e campos de golfe. O Eldorado turístico português estava quase deserto, já que a pandemia afastou os turistas.
“O sol é a razão de termos voltado. O sol e uma boa caminhada na praia”, disse a turista britânica Mandy enquanto percorria a calçada ensolarada diante do edifício do aeroporto de Faro.
Trabalhadores da Direcção Regional do turismo do Algarve permanecerem durante boa parte do diante da saída do aeroporto, a distribuir conjuntos com gel antisséptico e duas máscaras: “É uma sensação maravilhosa. Felizes, todos estão felizes. Estávamos no primeiro voo a sair do Reino Unido”, disse Kim, de 27 anos, que partiu de Manchester para se hospedar no Algarve por um par de semanas.
No aeroporto de Lisboa, os lojistas estavam encantados de voltar a ver turistas: “Fomos afectados enormemente pela pandemia. Tudo fechou, e agora está a abrir lentamente. Foi muito triste ver os portões de chegada vazios. Mas hoje está melhor. É um sopro de ar fresco”, disse Maria João, de 55 anos, cuja lojinha próxima do setor de desembarque vende lanches e bebidas.
A par o mercado britânico, o mercado espanhol é um dos que mais procuram o Algarve, que no passado fim de semana – o primeiro sem restrições em Espanha – recebeu milhares de turistas espanhóis, especialmente vindos da Extremadura e Andaluzia, que chegaram à costa portuguesa por estrada, de acordo com as autoridades algarvias.
A decisão de Londres de incluir Portugal na “lista verde” de destinos seguros coloca o país numa situação de vantagem sobre os seus concorrentes mais diretos, como Espanha, Grécia ou Turquia.
As reservas britânicas para o Algarve já levaram alguns hotéis a colocar o cartaz de “completo” entre 25 de Maio e 6 de Junho, período que corresponde a uma pausa lectiva no Reino Unido.
Segundo os sites Jet2 e Jet2Holidays, as reservas multiplicaram-se por 600 por cento nas primeiras 24 horas depois do anúncio de Londres, levando as companhias low-cost como Ryanair ou a EasyJet a aumentar a oferta para Portugal.
Leave a Reply