
As autoridades indianas registaram na segunda-feira 281.386 novos contágios por coronavírus. Trata-se da primeira vez em 25 dias que os números ficam abaixo da barreira dos 300.000 casos, embora o segundo país mais populoso do mundo continue a ter mais de 4.000 mortes por dia.
A Índia é o segundo país mais afectado em número de casos, atrás apenas dos Estados Unidos e já está perto dos 25 milhões de infecções desde o início da pandemia, de acordo com dados do Ministério da Saúde indiano.
A Índia, em plena segunda vaga da pandemia que causou um colapso da saúde e falta de oxigénio de uso médico e de camas, tem sido palco de um declínio gradual nos contágios depois de ter alcançado números recorde de mais de 400.000 infeções há duas semanas, mas continua a registar mais de 4.000 mortes diárias, e o número total de óbitos subiu já para 274.390.
Especialistas alertaram que os números oficiais indianos não mostram a realidade da pandemia devido à falta de testes e à crescente propagação da Covid-19 nas zonas rurais, onde a cobertura sanitária é menor.
Dada a tendência decrescente das novas infecções, as autoridades indianas advertiram que o país não pode baixar a guarda e deve-se preparar para uma provável terceira vaga do vírus.
Leave a Reply