Brasil. Popularidade de Bolsonaro nas ruas da amargura

Fotografia: Marilia Castelli/Unsplash

O apoio popular ao Governo do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, caiu seis pontos percentuais para os 24 por cento, o nível mais baixo desde o início do seu mandato, a 1 de janeiro de 2019. As conclusões são de uma sondagem divulgada na noite de quarta-feira.

O apoio passou dos 30 por cento de março para os actuais 24 por cento, de acordo com as conclusões de uma sondagem do instituto Datafolha, que entrevistou 2.071 pessoas entre 11 e 12 de Maio e tem uma margem de erro de dois pontos percentuais.

A popularidade do líder da extrema-direita brasileira tem vindo a diminuir nos últimos meses, depois de ter atingido um recorde de 37 por cento em Dezembro de 2020, treze pontos percentuais mais elevado do que a sua aprovação actual.

A taxa de desaprovação, por sua vez, aumentou um ponto percentual, de 44 por cento em Março para 45 por cento.

A Datafolha indicou ainda na véspera que Bolsonaro perderia as eleições presidenciais de 2022 para o antigo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o seu principal rival, que recuperou os seus direitos políticos há pouco mais de dois meses.

De acordo com a sondagem, Lula (presidente do Brasil entre 2003 e 2010), que voltou à arena política, ganharia com 55 por cento dos votos contra os 32 por cento do capitão da reserva do exército, um dos líderes que mais minimizou a gravidade da pandemia.

O líder do Partido dos Trabalhadores deu sinais de uma possível candidatura para as eleições do próximo ano depois do Juiz do Supremo Tribunal, Edson Fachin, ter anulado quatro julgamentos contra si nos tribunais de Curitiba devido a um conflito de jurisdição e ter decidido que os processos deveriam ser reiniciados noutros tribunais.

A decisão deixou sem efeito as sentenças de quase 26 anos de prisão que pesaram contra Lula, que chegou a passar 580 dias na prisão depois de ter sido condenado por corrupção.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.