O líder do Governo espanhol, o socialista Pedro Sánchez, assegurou na segunda-feira que Espanha está a cem dias de conseguir a imunidade de grupo contra o coronavírus, pois até lá 70 por cento da população estará vacinada.
Sánchez mostrou-se seguro desse objectivo na conferência de imprensa realizada em Atenas com o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, após a reunião que ambos realizaram para discutir as relações bilaterais e várias questões relacionadas com a União Europeia.
O chefe do Executivo espanhol salientou que o seu país está numa nova fase da pandemia porque, graças à vacinação, começou-se a passar “a pior calamidade da humanidade em cem anos”.
Pedro Sánchez referiu-se então ao processo de vacinação em Espanha para afirmar que os dados convidam ao optimismo e para ratificar que os objectivos do Governo vão ser atingidos: “Estamos apenas a cem dias de alcançar a imunidade de grupo, ou seja, conseguir que 70 por cento da população espanhola esteja vacinada e, portanto, imunizada”, sublinhou.
De acordo com os seus cálculos, esta percentagem será atingida por volta de 18 de Agosto.
Sánchez explicou que um terço da população adulta em Espanha já recebeu pelo menos uma dose da vacina, enquanto metade desse terço tem a imunização completa.
Esta segunda-feira avançou que se vai chegar à marca de seis milhões de espanhóis com a vacinação completa e, portanto, com um elevado grau de imunidade.
Leave a Reply