O arquitecto Helmut Jahn, norte-americano de origem alemã e conhecido pelas suas estruturas pós-modernas de vidro e aço, morreu aos 81 anos depois de sofrer uma acidente de bicicleta no estado de Illinois, informou a polícia no domingo.
Jahn faleceu no sábado à tarde em Campton Hills, cem quilómetros a oeste de Chicago, ao ser atingido por dois veículos depois de “não ter conseguido parar numa placa de stop” num ruzamento, de acordo com a polícia.
Os dois veículos viajavam em direcções opostas, segundo a polícia. Um dos motoristas foi internado com ferimentos leve.
Depois da formatura em Munique em 1965, Jahn mudou-se para Chicago para estudar no Instituto de Tecnologia de Illinois, uma instituição associado ao influente arquitecto modernista Ludwig Mies van der Rohe.
Jahn ganhou fama nas décadas de 1970 e 1980 com vários prédios em Chicago, como o Thompson Center e o Terminal da United Airlines no Aeroporto Internacional O’Hare.
Também participou no design da sede do FBI, em Washington, e depois construiu o Munich Airport Center e o Sony Center, em Berlim: “Jahn foi um dos arquitectos mais inventivos de Chicago, cujo impacto na cidade nunca será esquecido”, escreveu a autarca da cidade, Lori Lightfoot, no Twitter.
Leave a Reply