O vulcão Sinabung lançou uma nuvem de fumo e cinzas a 2.800 metros de altitude sobre a ilha indonésia de Sumatra na manhã de sexta-feira.
O vulcão de 2.460 metros de altitude, localizado no norte da ilha, começou a emitir fumo e materiais vulcânicos por volta das nove horas locais, numa erupção que durou cerca de seis minutos, de acordo com a agência geológica local.
As imagens mostraram uma espessa coluna cinza, emergindo da cratera e dispersando-se em direcção a leste. As autoridades não emitiram ordens de evacuação, e a erupção não afectou as ligações aéreas.
As autoridades indonésias mantêm o nível de alerta do vulcão no terceiro nível numa escala de quatro e proibiram o acesso a uma zona de raio de cinco quilómetros ao redor de sua cratera: “Os habitantes e turistas não devem aproximar-se do Monte Sinabung, ou das localidades evacuadas, porque a actividade do vulcão ainda é elevada”, disse à AFP Muhamad Nurul Asrori, responsável pela monitorização do vulcão.
O Sinabung ficou adormecido durante vários séculos até acordar em 2010 durante uma erupção que causou duas mortes. Existem 130 vulcões activos na Indonésia, um arquipélago com mais de 17.000 ilhas e ilhotas.
O país está localizado no anel de fogo do Pacífico, uma área de forte actividade sísmica de e erupções vulcânicas onde convergem três grandes placas tectónicas: Indo-Pacífico, Australiana e Eurásia.
Leave a Reply