O México registrou o primeiro caso da variante indiana do coronavírus no estado de San Luis Potosí, no centro-norte do país, informaram as autoridades mexicanas no domingo.
“Ontem fomos notificados sobre três novos isolamentos, foram identificadas variantes em três amostras, duas delas sem importância e uma que é de interesse e justamente é a B.1.617, originalmente identificada na Índia”, disse numa conferência de imprensa Miguel Ángel Lutzow, secretário de Saúde local.
“Já foi identificada no nosso país. É, de facto, a primeira vez que é identificada é aqui em San Luis Potosí”, acrescentou durante a conferência de imprensa.
O governante disse que a variante foi identificada numa pessoa residente na capital do estado e que está a ser conduzido um processo de investigação: “O mais provável é que tenha sido por contacto com pessoas que estiveram nos Estados Unidos”, disse. Lutzow acrescentou que a pessoa afectada está em recuperação e não se encontra hospitalizada.
A variante indiana do coronavírus é considerada responsável, em parte, pela letal segunda onda da pandemia na Índia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na semana passada que esta mutação do vírus tinha sido identificada em 17 países, vários deles europeus.
O México, com 126 milhões de habitantes, regista até o momento 2.347.780 casos confirmados de coronavírus e 217.168 óbitos.
Leave a Reply