O Executivo anunciou esta segunda-feira a criação de uma equipa itinerante de saúde com a missão de se deslocar a intuições universitárias, a empresas e a casinos para facilitar a vacinação da população local. Os residentes de Macau têm-se mostrado reticentes à inoculação contra a Covid-19. Até ao momento, apenas 33 mil pessoas tomaram as duas doses da vacina.
Durante três dias, entre amanhã e quinta-feira, cerca de 30 profissionais da Direcção dos Serviços de Saúde vão estar na Universidade de Macau, para vacinar estudantes, professores e outros profissionais. O anúncio foi feito esta segunda-feira, durante a conferência de imprensa do Centro de Coordenação de Contigência do Novo Tipo de Coronavírus.
Com a criação das equipas itinerantes, a Direcção dos Serviços de Saúde quer potenciar o aumento da taxa de vacinação. Os responsáveis governamentais adiantaram ainda que estão em contacto com outras instituições com o propósito de alargar o plano. Entre os organismos visados estão as concessionárias de jogo.
O Governo tem reiterado os apelos para que a população se vacine, mas as invectivas do Executivo têm caído em saco roto, ainda que “o número de pessoas que se quer vacinar esteja a aumentar”, garantiram os Serviços de Saúde.
A vacinação é gratuita e o processo de vacinação é relativamente simples e prático em Macau, mas pouco mais de 156 mil pessoas ficaram o agendamento para receber uma ou as duas doses da vacina. Até hoje, 95 mil doses das vacinas da Sinopharm e da BioNTech tinham sido administradas, mas apenas 33 mil pessoas completaram o processo de vacinação.
Leave a Reply