Hong Kong e Singapura unidas por bolha de viagem a partir de 26 de Maio

As autoridades da Região Administrativa Especial de Hong Kong e de Singapura vão impulsionar uma ‘bolha’ de viagem entre os dois territórios a partir de 26 de Maio. A iniciaitva prevê que os residentes das duas antigas colónias britânicas se desloquem entre as duas cidades sem que seja necessário o cumprimento de quarentena obrigatória.

O secretário para o Comércio e Desenvolvimento Económico de Hong Kong, Edward Yau, anunciou esta segunda-feira que os dois governos chegaram a um consenso para que a bolha de viagem seja criada.

Singapura e Hong Kong tinham anunciado em Novembro a entrada em vigor de condições especiais de viagem entre os dois territórios, mas os planos acabaram por não se concretizar, depois da Região Administrativa Especial chinesa ter registado um aumento no número de infecções.

Para que possam viajar para Singapura, os residentes de Hong Kong terão que ser vacinados duas semanas antes da partida para Singapura. A exigência não se aplica, no entanto, em sentido inverso. Singapura detectou no domingo quarenta novos casos de infecção por Covid-19, mas os pacientes infectados foram interceptados antes de entrarem formalmente na cidade.

O acordo para a criação da bolha aérea prevê ainda que os viajantes tenham de ter passado os 14 dias anteriores numa das duas cidades, sendo obrigados a instalar a aplicação de rastreio de Covid-19 da região de destino. Ao abrigo do acordo, a bolha de viagem será suspensa caso a média de casos locais sem identificação da origem ultrapasse os cinco, nos sete dias anteriores.

As autoridades de Hong Kong anunciaram esta segunda-feira que detectaram quatro novos casos, todos importados, de infecção por Covid-19. No total, a antiga colónia britânica contabiliza 11 740 infecções desde o início da pandemia.

Um total de 155 novas infecções foram sinalizadas na RAEHK nos últimos 14 dias, incluíndo 37 casos locais. Destas, a origem de 17 é desconhecida das autoridades da antiga colónia britânica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.