Pfizer prepara nova versão da Vacina “para o Verão”

A Pfizer está a preparar “para o Verão” uma nova versão de sua vacina contra a covid-19 que pode ser mantida por vários meses à temperatura de um refrigerador normal, ao invés dos actuais -70º C. A nova versão da vacina vai facilitar o seu uso, explicou Albert Bourla, presidente da empresa farmacêutica.

Entrevistado pela AFP em Puurs, na Bélgica, plataforma crucial na produção global da vacina BioNTech-Pfizer, o presidente e director executivo do laboratório norte-americano mostrou-se “optimista” quanto à eficácia da sua vacina contra a variante indiana e defendeu a política de preços praticada pelo laboratório que dirige.

A vacina Pfizer-BioNTech é eficaz contra as variantes brasileira e indiana?

“Já temos dados sobre a variante britânica, que é maioritária em Israel, e a eficácia da vacina é de 97 por cento. Na África do Sul, em comparação com a variante daquele país, a eficácia é de 100 por cento. E os dados do Brasil mostram que permite controlar muito bem a variante brasileira. (…) Em relação à nova variante da Índia, não temos dados, mas estou optimista sobre a nossa capacidade de a conrolar. Desenvolvemos um processo que nos permite criar uma vacina eficaz em 100 dias. E sinto-me confortável com essa meta exigente, devido à eficiência da tecnologia de RNA mensageiro.”

É possível produzir na Europa para o resto do mundo, apesar da limitação de conservação a -70º C?

“Em breve chegaremos a um acordo, esperamos que nos próximos dias, para um novo contrato com a União Europeia (por 1,8 mil milhões de doses). Depois, poderemos produzir todas as doses aqui na Europa, inclusive os componentes. E teremos também capacidade para produzir muito mais do que os valores deste contrato (…) No momento, temos três centros de produção no mundo: um nos Estados Unidos e dois na Europa com capacidade muito maior (Puurs e Marburg, na Alemanha). No total, devemos conseguir produzir 2,5 mil milhões de doses este ano e até ultrapassar os três milhões no próximo ano. A Europa, com as suas capacidades e talentos no que diz respeito às novas tecnologias, é o lugar ideal!.”

“Em relação à fórmula actual da vacina, estamos a tentar ver se podemos estender sua conservação durante aquele período em que a vacina pode ser retirada de um supercongelador, a -70º C, e armazenada numa congeladora clássica, a -20º C. Actualmente esse prazo é de duas semanas, mas estamos a examinar os dados para ver se podemos estendê-lo até ao período de um  mês. Mas para isso precisamos de uma aprovação regulatória.”

“Por outro lado, estamos a trabalhar numa outra fórmula, mais aprimorada, em que a vacina que iremos fornecer já estará diluída e pronta para ser usada. Pode ser mantida durante dois ou três meses num frigorífico, a uma temperatura de entre 2ºC e 8ºC, e mais dois a três meses num freezer clássico. Esperamos que esteja disponível este Verão.”

A vacina da Pfizer é uma das mais caras e o preço ainda pode aumentar na Europa. Como justifica esta questão?

“A nossa estratégia é propor um preço que permita o acesso equitativo para todos. Mas equitativo não significa o mesmo preço para todos, significa dar mais a quem mais precisa. Por isso, temos uma gama de preços ‘premium’ para países de maior rendimentos como a Europa, os Estados Unidos, o Japão ou o Canadá. Mas o preço mais alto (da vacina) corresponde ao que custa de uma refeição num restaurante, o que me parece muito, muito razoável.”

“Para os países de rendimentos médios, de acordo com o Banco Mundial, vamos cortar os preços pela metade. E para os países de baixos rendimentos, vamos fornecer também a preço de fabricação e, assim, garantir que a vacinação chegue a todos os cantos do planeta.”

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.