Cerca de meia centenas de pessoas de uma cidade no sudeste do Brasil que deviam ter recebido a vacina contra a gripe foram inoculadas contra a Covid por erro, confirmaram esta sexta-feira fontes oficiais. Entre os que receberam a vacina estão vários menores de idade e uma grávida.
O imbróglio aconteceu na quarta-feira em Itirapina, um município do estado de São Paulo, onde houve uma confusão devido a um envio de um lote de vacinas contra a covid para um centro de vacinação contra a gripe. O erro está já está a ser investigado, de acordo com a autarquia local.
Os 28 menores e 18 adultos, entre os quais está uma mulher grávida, que foram vacinados por engano vão ser monitorizados por uma equipa médica durante 14 dias.
De acordo com a entidade, especialistas consultados pela autarquia assinalaram que o engano “não pressupõe riscos para a saúde dos envolvidos”.
Contudo, foram tomadas todas as medidas para a segurança das vitimas do equívoco, pois até à data não foram efectuados testes suficientes para determinar os efeitos das vacinas contra a Covid-19 em gestantes e menores de idade.
A falta das 46 doses de vacinas contra a Covid foi identificada durante os controlos realizados diariamente pelas autoridades sanitárias do município.
Depois de detectar o erro, a Secretária de Saúde de Itirapina procurou pessoalmente os familiares dos 46 vacinados para os informar sobre o erro.
O Brasil deu o pontapé de saída na campanha anual de vacinação contra a gripe, com a qual pretende travar as complicações relacionadas com esta doença na população brasileira e ajudar a evitar a sobrecarga vivida nestes dias pelo sistema de saúde, colapsado em grande parte do país devido à Covid-19.
Leave a Reply