As autoridades espanholas prevêm contar com a sua própria vacina contra o coronavírus ao longo de 2021, segundo disse esta sexta-feira o presidente do Governo espanhol. Pedro Sánchez definiu este projecto da farmacêutica Hipra como um dos mais “esperançosos” para que o país possa vencer a pneumonia.
Sánchez visitou na sexta-feira as instalações da farmacêutica espanhola na localidade de Amer, na província catalã de Girona, no nordeste de Espanha, onde ressaltou a importância da vacinação como “a grande esperança” para vencer a crise: “Vão chegar à volta de 87 milhões de doses a Espanha entre Abril e Setembro, pelo que vamos garantir este ano a vacinação de todos” os espanhóis, disse Sánchez, cujo objetivo é que 70 por cento da população do país esteja vacinada até finais do Verão.
O projecto da Hipra é um dos mais avançados dos que estão a ser desenvolvidos em Espanha, prevendo dar início a testes clínicos em Junho e produzir 400 milhões de doses durante 2022.
Sánchez manifestou optimismo com o projecto da Hipra porque “é fundamental que a indústria catalã e espanhola seja capaz de dar a nossa própria resposta a esta pandemia”.
Espanha tem na actualidade várias linhas de investigação a desenvolver projectos para criar uma vacina contra a Covid-19, entre as quais a da Hipra, que se destaca como uma das mais promissoras, ao lado da das equipas do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), o organismo estatal de investigação.
A Hipra é uma farmacêutica com 38 filiais distribuídas por todo o mundo e especialista em vacinas para a saúde animal, mas com a pandemia de coronavírus passou para a saúde humana, abrindo uma nova linha investigadora com dois projectos para desenvolver um soro contra a Covid-19.
Leave a Reply