O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anuncuou esta segunda-feira que as autoridades do território já procederem à alteração do sistema informático de marcação das vacinas, com o intuito de impedir que duas vacinas diferente sejam administradas.
Na base da decisão está o incidente que foi protagonizada na sexta-feira passada por um homem de meia idade, que foi inoculado com duas doses de vacinas diferentes.
O residente tomou a primeira dose da vacina a 11 de Março, dia em que foi imunizado com a solução desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm. Posteriormente, o mesmo homem terá escolhido erradamente a vacina da BioNTech quando marcou a data da segunda dose da vacina. O engano não foi detectado quando a última dose do imunizante foi administrada, tendo sido apenas identificado quando o mal estava feito.
Os Serviços de Saúde anunciaram esta segunda-feira que já alteraram o sistema informático de marcação de vacinas, para evitar que “ocorrências [como essa] se repitam no futuro”. Desde hoje só é possível agendar a segunda marcação com o mesmo tipo de vacina.
Considerada uma das regiões mais seguras do mundo em relação à pandemia de ´Covid-19, Macau contabilizou apenas 49 casos desde que o novo coronavírus foi detectado pela primeira vez no território, no final de Janeiro de 2020. Macau não registou qualquer morte devido à doença.
Leave a Reply