NASA adia voo inaugural do Ingenuity

A agência espacial norte-americana NASA anunciou no sábado o atraso por vários dias do primeiro voo em Marte de seu pequeno helicóptero, após o aparecimento de um possível problema técnico durante os testes dos rotores. A viagem do Ingenuity, o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta, estava marcada para domingo, mas agora está em espera até pelo menos 14 de Abril.

Um teste de alta velocidade dos rotores do helicóptero, que pesa apenas 1,8  quilogramas na sexta-feira, terminou antes do planeado devido a um alerta de um possível problema: “A equipa do helicóptero está a rever a telemetria para diagnosticar e entender o problema”, informou a NASA, num comunicado. “O teste deverá ser reprogramado em velocidade máxima.”

A NASA observou que o helicóptero está “seguro e saudável” e enviou informações para a Terra.

Inicialmente, o plano para o domingo era que o Ingenuity voasse por 30 segundos para tirar uma foto do rover Perseverance, que pousou em Marte a 18 de Fevereiro com o helicóptero preso na sua parte inferior.

A agência espacial considera que a operação sem precedentes do voo de um helicóptero é altamente arriscada, mas acredita que poderá obter dados valiosos sobre as condições em Marte.

O voo é um verdadeiro desafio porque o ar em Marte é muito rarefeito, com menos de 1 por cento da pressão da atmosfera terrestre. Isso significa que o Ingenuity deve girar as pás do rotor muito mais rápido do que um helicóptero na Terra para voar.

Após o voo, o Ingenuity enviará ao Perseverance dados técnicos do trajecto, e essas informações serão retransmitidas para a Terra. Isso incluirá uma foto em preto e branco da superfície marciana que o Ingenuity está programado para tirar durante o voo.

No dia seguinte ao voo inaugural, quando as baterias forem recarregadas novamente, o helicóptero transmitirá outra foto, a cores, do horizonte marciano, tirada por uma câmera diferente.

Se o voo for bem-sucedido, a NASA planeia outra tentativa, no máximo até quatro dias depois. A agência projecta um total de cinco voos, cada um mais difícil que o anterior, ao longo de um mês.

A NASA espera que o helicóptero suba cinco metros e depois se mova lateralmente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.