A República Popular da China deve produzir três mil milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até o fim do ano, afirmou um responsável pela Autoridade Nacional de Saúde no sábado.
Zheng Zhongwei, que também lidera uma equipa que coordena os projectos de desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no Continente, fez o comentário durante um certame da indústria farmacêutica na cidade de Chengdu, província de Sichuan, no sudoeste da China.
“Na segunda metade deste ano, seremos completamente capazes de responder à nossa própria procura”, disse Zheng.
Embora os produtores estejam rapidamente a expandir a sua capacidade de produção, não está claro se a produção em si crescerá tão rapidamente. As vacinas produzidas pela China triplicaram entre 1 de Fevereiro e final de Março para cinco milhões de doses por dia, afirmou o governo na sua última actualização.
A principal produtora de vacinas, Sinovac Biotech, disse este mês que tinha dobrado a sua capacidade anual de produção para 2 mil milhões de doses após completar a sua terceira fábrica.
O Grupo Farmacêutico Nacional da China (Sinopharm) também tem uma capacidade de produção combinada nacional de pelo menos 1,1 mil milhões de doses para duas vacinas diferentes. A empresa disse que está a tentar aumentar a capacidade para 3 mil milhões, mas não especificou um cronograma.
A Sinopharm disse na sexta-feira que será capaz de fornecer 100 milhões de doses contra a Covid-19 por mês a partir de Abril.
Leave a Reply