A Direcção dos Serviços de Saúde desculpou-se esta sexta-feira por ter vacinado um residente com duas vacinas diferentes contra o novo coronavírus. O organismo, agora liderado por Alvis Lo, sustenta que o incidente se ficou a dever a erro humano e garante que os procedimentos de administração das vacinas vão ser revistos e melhorados. O homem no centro do imbróglio recebeu uma primeira dose da Sinopharm e uma segunda dose da vacina desenvolvida pela BioNTech.
A Direcção dos Serviços de Saúde vai lançar uma investigação interna para apurar porque razão um residente local foi vacinado com duas vacinas anti-Covid diferentes. Na origem do incidente, de acordo com a emissora em língua chinesa da Rádio Macau, terá estado um acto de negligência por parte do funcionário responsável por verificar os registos de vacinação.
Um residente do território recebeu, a 11 de Março, a primeira dose da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm, no Centro de Saúde dos Jardins do Oceano. Por motivos que permanecem por esclarecer, o homem optou, através do sistema informático disponibilizado para o efeito, por indicar que preferia que lhe fosse administrada a vacina de RNA mensageiro desenvolvida pela alemã BioNTech. A segunda dose foi administrada esta sexta-feira e a confusão só foi descoberto depois de o residente em questão ter recebido a vacina.
De acordo com a Direcção dos Serviços de Saúde, o homem não apresenta qualquer tipo de desconforto e as suas condições de saúde mantiveram-se inalteradas depois de ter sido vacinado.
Para evitar que incidentes do género se voltem a repetir, os Serviços de Saúde vão modificar o sistema de registo online, no sentido de impedir que os residentes não possam optar por uma solução diferente daquela com que foram vacinados em primeira instância.
Leave a Reply