Macau. Serviços de Saúde pedem descupa por imbróglio na vacinação

A Direcção dos Serviços de Saúde desculpou-se esta sexta-feira por ter vacinado um residente com duas vacinas diferentes contra o novo coronavírus. O organismo, agora liderado por Alvis Lo, sustenta que o incidente se ficou a dever a erro humano e garante que os procedimentos de administração das vacinas vão ser revistos e melhorados. O homem no centro do imbróglio recebeu uma primeira dose da Sinopharm e uma segunda dose da vacina desenvolvida pela BioNTech.

A Direcção dos Serviços de Saúde  vai lançar uma investigação interna para apurar porque razão um residente local foi vacinado com duas vacinas anti-Covid diferentes. Na origem do incidente, de acordo com a emissora em língua chinesa da Rádio Macau, terá estado um acto de negligência por parte do funcionário responsável por verificar os registos de vacinação.

Um residente do território recebeu, a 11 de Março, a primeira dose da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinopharm, no Centro de Saúde dos Jardins do Oceano. Por motivos que permanecem por esclarecer, o homem optou, através do sistema informático disponibilizado para o efeito, por indicar que preferia que lhe fosse administrada a vacina de RNA mensageiro desenvolvida pela alemã BioNTech. A segunda dose foi administrada esta sexta-feira e a confusão só foi descoberto depois de o residente em questão ter recebido a vacina.

De acordo com a Direcção dos Serviços de Saúde,  o homem não apresenta qualquer tipo de desconforto e as suas condições de saúde mantiveram-se inalteradas depois de ter sido vacinado.

Para evitar que incidentes do género se voltem a repetir, os Serviços de Saúde vão modificar o sistema de registo online, no sentido de impedir que os residentes não possam optar por uma solução diferente daquela com que foram vacinados em primeira instância.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.