Os membros de uma expedição científica encontrou os restos de um navio da Marinha dos Estados Unidos, que afundou durante a Segunda Guerra Mundial. Os restos da embarcação encontram-se a 6.500 metros de profundidade ao largo da costa das Filipinas, informou um membro da equipa responsável pela descoberta no domingo.
“Acabamos de dar o mergulho mais profundo da história para encontrar os restos do contratorpedeiro USS Johnston”, tweetou Victor Vescovo, fundador da empresa americana Caladan Oceanic, que dirigiu o submarino que localizou o navio.
Durante dois mergulhos de oito horas no final de Março, a equipa conseguiu filmar, fotografar e estudar os destroços do navio, em frente à ilha de Samar, informou a Caladan Oceanic, uma empresa especializada em tecnologia subaquática.
O contratorpedeiro de 115 metros de comprimento afundou em 25 de Outubro de 1944, durante a Batalha do Golfo de Leyte, uma das maiores batalhas navais da história e que marcou o início do fim para o Japão.
Outros exploradores localizaram a embarcação no mar das Filipinas em 2019, mas a maior parte do navio não estava ao alcance de nenhum dispositivo: “Localizamos 2/3 da parte dianteira do navio, de pé e intactos, a uma profundidade de 6.456m. Três de nós, em dois mergulhos, examinamos o navio e prestamos homenagem à sua valente tripulação”, disse Vescovo.
Apenas 141 dos 327 tripulantes do navio sobreviveram, de acordo com os arquivos da Marinha dos Estados Unidos da América.
A expedição encontrou a proa, a ponte e a secção central intactas. O número “557” ainda estava claramente visível.
Duas torres, pontos de reserva de torpedos e numerosos suportes de canhão também são discerníveis, de acordo com a expedição.
Parks Stephenson, navegador e historiador da expedição, destacou que nos destroços do navio era possível ver os estragos que a embarcação sofreu durante aquela intensa batalha, que ocorreu há mais de 75 anos: “O USS Johnston foi atingido por disparos do maior navio de guerra alguma vez construído, o navio de guerra da Marinha Imperial Japonesa Yamato, e revidou com violência”, disse Stephenson.
Leave a Reply