Cirurgiões russos foram na sexta-feira responsáveis por uma façanha, ao terminarem uma cirurgia cardíaca de peito aberto num hospital em chamas em Blagoveshchensk, uma cidade no extremo leste da Rússia.
“Não podíamos interromper a operação. Tínhamos que salvar o paciente a e fizemos tudo ao mais alto nível. A operação foi concluída completamente e sem dificuldades”, declarou o cirurgião Valentin Filatov ao canal de televisão Rossiya 24.
Na sexta-feira de manhã, um incêndio irrompeu na clínica cardiológica de Blagoveshchensk, forçando à evacuação do estabelecimento. Mas os cirurgiões que estavam a trabalhar decidiram ficar até o fim da operação de peito aberto: “Não houve momentos de pânico”, declarou a enfermeira Antonina Smolina, da equipe cirúrgica.
Para continuar a operar, os cirurgiões instalaram um cabo eléctrico do exterior e ventiladores para evacuar o fumo, informaram as equipes de resgate: “O controlo do incêndio foi complicado pelo facto de que (…) o fogo estava activo em toda a superfície, ou seja, 1.600 metros quadrados”, explicou Konstantin Rybalko, vice-director do Serviço de Situações de Emergência da região.
Após a operação, a equipe médica deixou o local em chamas e o paciente foi transferido para outro hospital da cidade. O fogo foi finalmente controlado sem que se registassem vítimas.
As autoridades municipais anunciaram que vão homenagear a equipa médica e os bombeiros.
Leave a Reply