Bélgica. Festa do “Dia das Mentiras” termina com carga policial

Fotografia: Al Nik/Unsplash

A polícia da Bélgica usou gás lacrimogéneo e canhões de água na quinta-feira para dispersar milhares de jovens reunidos num parque de Bruxelas que tencionavam realizar uma festa para desafiar o o lockdown imposto pelas autoridades. O evento começou como uma brincadeira do Dia da Mentira no Facebook.

Cerca de duas mil pessoas apareceram perto do final de um dia quente e ensolarado para “La Boum” (a festa) no parque Bois de la Cambre, informou a polícia local, embora os organizadores tivessem revelado dias antes que o convite na rede social era uma brincadeira. A imprensa local estima que tenham comparecido ao local cerca de cinco mil pessoas.

Centenas de agentes, muitos com equipamento de choque e alguns a cavalo, interromperam uma aglomeração ao lado de um lago do parque com apoio de gás lacrimogéneo e camiões equipados com canhões de água.

Muitos na multidão cerraram os punhos e gritaram “liberdade”, e alguns lançaram garrafas e pedra contra os camiões:

“Estamos todos deprimidos. Farei 18 anos daqui a duas semanas, queremos aproveitar a nossa juventude”, disse à Reuters a estudante Amelie, uma das que compareceram à festa. “Viemos não para aborrecer a polícia, mas para mostrar que também temos uma vida e queremos aproveitá-la”.

Repórteres da agência Reuters no local disseram que pelo menos dois civis ficaram feridos nos confrontos, incluindo uma mulher que foi derrubada por um cavalo da polícia. Uma porta-voz da corporação disse que três agentes ficaram feridos e quatro pessoas foram presas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.