Residente de Macau entre os feridos de acidente ferroviário em Taiwan

Pelo menos 51 pessoas morreram esta sext quando um comboio chocou com um veículo que estava na via férrea e descarrilou num túnel no leste de Taiwan. O desastre foi o acidente ferroviário mais grave registado na ilha em várias décadas.

Para além das vítimas mortais, 146 pessoas ficaram feridas e foram transportadas para vários hospitais da região, informou a Agência Nacional de Bombeiros de Taiwan. Entre os mortos está um cidadão francês, enquanto dois japoneses e um residente de Macau estão entre os feridos.

As autoridades informaram que o acidente foi causado por um veículo de manutenção que escorregou por um barranco e bloqueou a via férrea, nas imediações da cidade costeira de Hualien.

“Suspeita-se que [o motorista] não puxou o travão de mão o suficiente, razão pela qual o veículo escorregou 20 metros […] até à ferrovia”, declarou à imprensa o vice-director da Autoridade Ferroviária de Taiwan, Feng Hui-sheng.

Fotos obtidas pela imprensa local mostram a traseira de um camião com plataforma amarela tombado nas imediações do comboio. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, visitou um centro de emergência da capital, Taipei, e garantiu que a tragédia será investigada. “Claro, vamos esclarecer a causa deste incidente que causou tantas vítimas”, disse aos jornalistas.

“Espero que os falecidos descansem em paz e que os feridos recuperem o mais depressa possível”, acrescentou.

O acidente ocorreu por volta das 9h30 da manhã na linha leste de Taiwan.

As imagens veiculadas pela plataforma local UDN mostram a frente do comboio dentro do túnel completamente destruída. A Cruz Vermelha de Taiwan também divulgou imagens de socorristas equipados com capacetes e lanternas a caminhar no topo do comboio dentro do túnel para alcançar os sobreviventes.

Um estrondo violento e repentino

Os passageiros da parte traseira do comboio conseguiram escapar do acidente relativamente ilesos.

“Senti um tremor violento e repentino e caí ao chão”, contou uma mulher a uma rede de televisão taiwanesa. “Nós partimos a janela para subir acima do comboio e sair”.

O comboio de oito carruagens, que transportava cerca de 480 passageiros, efectuava a ligação entre Taipé e  a cidade de Taitung, no sudeste da ilha.

As equipes de resgate trabalharam durante horas para ajudar a libertar os passageiros retidos no túnel. A meio da tarde, as autoridades indicaram que não restava mais ninguém dentro dos vagões, embora dezenas de equipes de resgate permanecessem no local, de acordo com repórteres da AFP que se deslocaram ao local.

O acidente coincide com o início do feriado anual da limpeza dos túmulos, um feriado prolongado que enche as estradas e ferrovias do país.

Durante este período, os taiwaneses geralmente voltam à sua cidade natal para limpar os túmulos dos seus antepassados e fazer oferendas.

A linha férrea do leste de Taiwan costuma ser uma atracção turística, pois percorre a esplêndida e menos populosa costa oriental da ilha

Através de vários túneis e pontes, serpenteia através de montanhas e desfiladeiros espectaculares antes de descer pelo Vale de Huadong.

O acidente desta sexta-feira é uma das piores catástrofes ferroviárias já registadas em Taiwan.

O último grande descarrilamento data de 2018, quando 18 pessoas morreram no extremo sul da mesma linha.

O maquinista daquele trem de oito carruagens foi então acusado de homicídio culposo. Mais de 200 dos 366 passageiros ficaram feridos.

Este acidente foi o pior desde 1991, quando 30 passageiros morreram e 112 ficaram feridos na colisão de dois comboio em Miaoli.

O jornal Apple Daily escreve que o pior acidente na ilha ocorreu em 1948 e deixou 64 mortos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.