Presidente alemão recebeu vacina da AstraZeneca

Fotografia: SPD in Niedersachsen/Creative Commons

O presidente alemão Frank-Walter Steinmeier recebeu na quinta-feira a primeira dose da vacina anticovid da AstraZeneca, dois dias depois de as autoridades recomendaram o uso deste imunizante apenas para maiores de 60 anos.

“Confio nas vacinas autorizadas na Alemanha”, disse Steinmeier, de 65 anos, num comunicado após ser imunizado no hospital militar de Berlim. “A vacinação é a etapa decisiva no caminho para sair da pandemia. Aproveitem as oportunidades disponíveis”, acrescentou.

As autoridades alemãs tentam reforçar a confiança do público na vacina da AstraZeneca, após várias polémicas na Europa.

A comissão responsável de vacinas na Alemanha recomendou esta terça-feira o uso em maiores de 60 anos, depois de vários casos de coagulação do sangue entre os mais jovens que receberam a vacina.

A chanceler alemã Angela Merkel, de 66 anos, já afirmou que ficaria feliz de se vacinar com a AstraZeneca.

No entanto, o ministro do Interior Horst Seehofer, de 71 anos, declarou ao jornal Bild que não pretendia se vacinar com o imunizante do laboratório sueco-britânico.

Outros países, como França, Espanha e Canadá também estabeleceram limites de idade para administrar a vacina, embora a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha afirmado que a AstraZeneca é segura.

Merkel, em um vídeo publicado nesta quinta-feira, pediu também aos cidadãos da maior economia europeia, afectada pela variante britânica do vírus, para limitar os seus contactos durante o recesso da Páscoa.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.