Seul quer sediar Jogos Olímpicos de 2032 a meias com Pyongyang

A capital da Coreia do Sul anunciou esta quinta-feira que enviou uma proposta ao Comité Olímpico Internacional no sentido de organizar os Jogos Olímpicos de 2032 em conjunto com a capital norte-coreana, Pyongyang. A cidade australiana de Brisbane é a principal candidata à organização da Olímpiada.

O Comité Olímpico Internacional (COI) indicou que a cidade australiana é a sua parceira preferencial para sediar os Jogos.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, concordaram em apresentar uma candidatura conjunta aos Jogos Olímpicos durante uma cimeira que mantiveram em Pyongyang no final de 2018.

Mas as relações azedaram depois que uma cimeira falhada entre Kim e o então presidente norte-americano Donald Trump em 2019. O encontro não  propiciou um acordo sobre a desnuclearização norte-coreana, ainda que Moon se tenha oferecido para mediar o processo na ocasião.

Seul sublinha que a sede das Olímpiadas ainda não foi decidida e que apresentou a proposta com uma visão intitulada “Além da Linha, Rumo ao Futuro”: “O governo da cidade transmitiu a sua legitimidade e necessidade de co-sediar a Olimpíada, enfatizando que concretizará a visão de paz mundial do COI através do desporto”, disse a autarquia de Seul num comunicado.

Quando indagada se a ideia foi compartilhada com Pyongyang, um representante municipal disse à agência Reuters que a proposta é o resultado de encontros entre agências e que o Ministério da Unificação a cargo de assuntos intercoreanos está a tentar restabelecer o diálogo com os vizinhos do Norte.

Um representante do Ministério da Unificação disse que a proposta é um gesto da cidade para sublinhar a importância das duas Coreias sediarem o evento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.