Portugal notifica apenas duas mortes por Covid-19

Fotografia: Frank Nurnberger/Unsplash

As autoridades portuguesas deram na terça-feira conta de apenas duas mortes por Covid-19, o número mais baixo desde 6 de Setembro, enquanto que o número de pacientes hospitalizados com o vírus também caiu, mergulhando abaixo da barreira das seis centenas.

De acordo com o último relatório da Direcção-Geral da Saúde, Portugal acumula desde o começo da pandemia 16.845 falecidos e 821.104 casos confirmados. Na terça-feira notificou 388 novos contágios, em linha com os números das últimas semanas.

A tendência mantêm-se em baixa nos hospitais, onde o número total de internados caiu abaixo dos 600 pela primeira vez desde setembro. Agora estão 584 pacientes internados, menos 39 que no dia anterior, 129 destes em unidades de cuidados intensivos, menos sete que os que foram registados na segunda-feira.

Portugal continua sob fortes restrições devido à pandemia, que levou o país a confinar-se em Janeiro.

As limitações começaram a ser aliviadas no passado dia 15 de Janeiro com a abertura de alguns estabelecimentos, como livrarias ou cabeleireiros, o regresso do ensino presencial até aos 9 anos e a venda de bebidas em “take away”.

Desde a última sexta e até à próxima segunda, devido à Páscoa, é proibido circular entre concelhos sem justificação.

O Governo vai decidir esta quinta-feira se estão reunidas as condições necessárias para avançar na próxima segunda-feira com a segunda fase do plano de desconfinamento, que permite o regresso às aulas dos alunos do segundo e terceiro ciclo do ensino – até aos 15 anos – e a abertura das esplanadas da restauração e do pequeno comércio.

Está também previsto o levantamento dos controlos na fronteira terrestre com Espanha, que agora só pode ser atravessada pelos trabalhadores transfronteiriços e transporte de mercadorias.

Esta quinta-feira vai ainda começar um novo período de 15 dias de estado de emergência que, segundo a constituição, só pode ser renovado de quinzena a quinzena.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.