Navios retomam actividade no Canal de Suez

Fotografia: Official U.S. Navy Imagery/ Creative Commons

Os navios que transitam habitualmente nas duas direções do canal do Suez retomaram as actividades na terça-feira, depois da via marítima ter sido desbloqueada, quando o porta-contentores Ever Given foi colocado na posição correcta.

A companhia Gulf Agency Company (GAC), que conta com um gabinete de coordenação no Suez, informou que uma frota de 22 navios entrou no canal vindo do mar Vermelho, às 6h30 locais, enquanto outras 14 embarcações iniciaram o trajecto do Mediterrâneo para o sul às 7h.

Ao mesmo tempo, 37 navios que estavam parados no ponto intermediário do canal já saíram pela passagem artificial de água, enquanto outros seis ainda aguardam para partir.

A GAC divulgou que as frotas estão a ser organizadas pela Autoridade do Canal de Suez, em horários pré-estabelecidos, como é habitual, e “estão a funcionar em ambas as direcções, sem pausas”.

A companhia de serviços logísticos Leth Agencies, por sua vez, divulgou que se prevê que 76 barcos tenham transitado pelo canal ao longo do dia de terça-feira.

Na segunda-feira à noite, o almirante Osama Rabie, chefe da Autoridade do Canal de Suez, anunciou a retomada da navegação e que estava previsto que 113 barcos cruzassem a passagem desde as primeiras horas de terça-feira.

Segundo Rabie, 422 embarcações estavam esta segunda à espera de atravessar o Canal de Suez. O almirante ainda estimou que a navegação marítima normal na região poderá ser retomada em três dias e meio, no máximo.

O longo engarrafamento de navios foi formado nos últimos dias devido ao encalhe do Ever Given, que bloqueou a circulação e provocou grandes perdas no comércio mundial, já que 10 por cento das transacções mundiais por via marítima passam pelo Canal do Suez.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.