Covid-19. Rússia apresenta primeira vacina para animais

O Rosseljoznadzor, Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia, anunciou esta quarta-feira o registo da primeira vacina anti-Covid para animais, a Carnivac-Cov. A vacina, inactivada, foi elaborada pelo Centro Federal de Saúde Animal, assinalou o vice-director do Rosseljoznadzor, Konstantin Savenkov, num comunicado publicado no site do organismo regulador russo.

Savenkov explicou que os testes clínicos da vacina arrancaram no passado mês de Outubro e abrangeram cães, gatos, visons, raposas comuns e raposas-polares, entre outros animais: “Os resultados dos estudos permitem concluir que a vacina é segura e cria imunidade”, já que “100 por cento dos animais vacinados geraram anticorpos contra o coronavírus”, assegurou o vice-diretor da entidade.

Os cientistas estudam actualmente a duração da imunidade criada pela vacina, que actualmente é de pelo menos seis meses, de acordo com os seus criadores: “A produção em massa da vacina pode arrancar já em Abril”, adiantou Savenkov, que destacou a importância de contar com um fármaco para proteger os animais dado que já se informou sobre casos de Covid-19 entre eles.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.