Parlamento Europeu contra a mudança da hora

Fotografia: Thomas Bormans/Unsplash

A comissão de Transportes do Parlamento Europeu (PE) pediu na sexta-feira aos Estados-membros que coloquem fim à mudança da hora, que este domingo vai adiantar das 01:00 para as dias da manhã. A exigência reitera um pedido que remonta a 2018, quando o Parlamento pediu à Comissão que avaliasse a directiva relativa à hora de Verão e, se necessário, que apresentasse uma proposta de revisão.

Na sequência da avaliação, que recebeu 4,6 milhões de respostas de cidadãos europeus, 84 por cento das quais favoráveis ao fim da mudança, a Comissão apresentou a proposta, que foi revista pelo Parlamento Europeu em 2019.

O Parlamento Europeu votou a favor de eliminar esta prática de acertar os relógios numa hora na Primavera e no  Outono a partir de 2021, mas o Conselho da União Europeia ainda não tomou uma posição acerca do tema.

O eurodeputado social-democrata Johan Danielsson disse em comunicado que “é importante satisfazer as exigências dos cidadãos para parar de mudar a hora” e demonstrar que o bloco comunitário toma nota das suas preocupações.

De acordo com o deputado, 20 por cento da população sofre problemas físicos ou mentais relacionados com a mudança de hora. Estes, na sua maioria, são grupos vulneráveis da sociedade, tais como crianças, idosos ou doentes crónicos: “Espero que os países da União Europeia deixem de arrastar os pés e venham até à mesa das negociações para concordar em pôr fim à mudança da hora sem mais demora”, disse o político sueco.

A presidente da comissão dos Transportes, Karima Delli (Verdes) salientou que os 27 “devem coordenar-se entre si para escolher a melhor hora para a sua região” e acusou que, de acordo com numerosos estudos, a mudança da hora “tem um efeito negativo na saúde humana”.

Para que as novas regras se tornem lei, devem ser acordadas pelo Parlamento e pelos ministros da União Europeia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.