Portugal retoma vacinação com vacina da AstraZeneca

Fotografia. Mat Napo/Unsplash

As autoridades sanitárias de Portugal anunciaram na quinta-feira que o país vai voltar a administrar doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca a partir da próxima segunda-feira, depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter reiterado que a vacina é segura.

A data foi anunciada pelo coordenador do plano de vacinação do país, Henrique Gouveia e Melo, que destacou que, com a suspensão temporária da administração da vacina, anunciada na última segunda, a inoculação de 120.000 pessoas foi adiada.

A partir de segunda-feira, a intenção é “recuperar muito rapidamente essa vacinação, e vamos vacinar outras pessoas além dessas 120.000”, disse o vice-almirante. O responsável prometeu que numa semana e meia será possível retomar o plano de imunização original.

Gouveia e Melo concedeu uma conferência de imprensa ao lado do presidente da Autoridade Nacional do Medicamento de Portugal (Infarmed), Rui Ivo, que destacou que as conclusões da EMA são claras, recordando que a Agência Europeia destacou que os benefícios da vacina superam qualquer risco e que não está associada a episódios de trombose.

Também esteve presente a responsável pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Graça Freitas, que pediu aos portugueses para “pensarem muito bem” antes de rejeitarem as doses da AstraZeneca: “A alternativa é ficar desprotegido contra uma doença grave e que pode ser letal”, salientou.

Portugal junta-se a países como França, Alemanha e Itália, que já anunciaram que estão a retomar a administração do medicamento após a Agência Europeia do Medicamento ter garantido que a vacina é segura.

A suspensão em Portugal atrasou o início da vacinação dos professores como grupo prioritário, programada para o próximo fim de semana e que tem como nova data os dias 27 e 28 deste mês. Na semana passada, o país tinha recomendado a vacina da farmacêutica britânica também para pessoas com mais de 65 anos de idade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.