Pereira Coutinho pede ao Governo mais apoios para a população

Fotografia: Macau Photo Agency/Unsplash

O deputado José Pereira Coutinho engrossou esta quarta-feira o coro de vozes que se erguerem contra o plano de incentivo ao consumo privado anunciado pelo Governo no início da semana. O também presidente da Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau exorta o Executivo a reforçar as medidas de apoio à população, fustigada por mais de um ano de estagnação económica.

O apelo surge depois de vários deputados eleitos para a Assembleia Legislativa por via directa terem criticada abertamente o pacote de medidas de alavancagem económica, no valor de 5,7 mil milhões de patacas, apresentado pelo Secretário para a Economia e Finanças, Lei Wai Nong, na segunda-feira.

Os deputados, de diferentes qaudrantes do espectro político, criticam a estratégia governamental por ser demasiado complexa e por alienar quem mais precisa dos apoios e hoje Pereira Coutinho juntou-se ao coro de críticas, ao considerar insuficientes as medidas de apoio.

O único deputado português à Assembleia Legislativa defende que o plano de incentivos ao consumo se deve materializar nos mesmos moldes em que se processou em 2020 e exorta o Governo a voltar a emitir cartões de consumo electrónico, a isentar temporáriamente os residentes do pagamento de água e de electricidade, bem como a facultar aos idosos uma prestação adicional no valor de sete mil patacas.

O também presidente da ATFPM pede ainda que o Governo conceda subsídios especiais aos grupos mais vulneráveis, como portadores de deficiência visual, famílias monoparentais, cuidadores, doentes psiquiátricos, crianças autistas e idosos isolados”. O deputado insta ainda o Governo a não se esquecer dos trabalhadores do erário público, sobretudo os que têm rendimento inferior a 60 mil patacas, para quem pede uma comparticipação no valor de 15 mil patacas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.