Pássaro australiano “está a perder o canto”

O Anthochaera phrygia, uma ave australiana em risco de desaparecimento, está a perder a sua capacidade de cantar, um sinal de que pode estar perto da extinção, alertou um grupo de cientistas nesta quarta-feira.

O rápido declínio do pássaro-cantor significa que os filhotes poderão não ter margem de manobra para aprender o canto de acasalamento se os adultos desaparecerem, de acordo com investigadores da Universidade Nacional da Austrália.

O Anthochaera phrygia macho tem um canto rico e uma complexa variedade de tonalidades nos hábitats mais populosos, mas a penugem é bem mais pobre em outros lugares, descrevem os cientistas num estudo publicado pela revista Proceedings of the Royal Society B.

O principal responsável pelo estudo, Ross Crates, diz que a descoberta é “um sinal de que o Anthochaera phrygia está à beira da extinção”, porque a perda da capacidade de cantar reduz as possibilidades de acasalamento.

Os cientistas descobriram que 18 destes pássaros, em torno de 12 por cento do total da população masculina, conseguem reproduzir apenas os sons de outras espécies, mas não os seus próprios sons:

“Essa falta de habilidade para se comunicar com sua própria espécie não tem precedentes no mundo animal”, afirma o co-autor do estudo Dejan Stojanovic.

Os cientistas esperam agora ensinar os pássaros em cativeiro a cantar como os seus pares na natureza, com a ajuda de gravações. Existem apenas algumas poucas centenas destes animais em liberdade.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.