Noruega.Profissionais de saúde em estado grave depois de receberem vacina da AstraZeneca

Fotografia: Mikita Karasiou/Unsplash

Três profissionais da saúde que receberam recentemente a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 na Noruega estão a ser tratados para hemorragias, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas, afirmaram as autoridades sanitárias noruegueses no sábado.

A Noruega suspendeu a vacinação na quinta-feira, depois de uma decisão similar ter sido tomada na Dinamarca. A Islândia fez o mesmo posteriormente: “Não sabemos se os casos são relacionados com a vacina”, disse Sigurd Hortemo, médico sénior da Agência de Medicina Norueguesa, numa conferencia de imprensa realizada em conjunto com o Instituto Norueguês de Saúde Pública. Os três profissionais de saúde têm menos de 50 anos.

A agência reguladora europeia de medicina EMA tenciona investigar os três casos, acrescentou Hortemo: “Os três pacientes têm sintomas muito incomuns: sangramentos, coágulos sanguíneos e baixa contagem de plaquetas”, disse Steinar Madsen, director-médico da Agência Norueguesa de Remédios, à emissora NRK. “Eles estão bastante doentes. Estamos a levar isto muito a sério”, disse, acrescentando que as autoridades foram notificadas dos casos no sábado.

Representantes da AstraZeneca não se mostraram disponíveis para comentar o assunto.

Antes das medidas da Dinamarca e da Noruega, a Áustria  abdicou da utilização de um lote de vacinas da AstraZeneca, enquanto investigava uma morte por distúrbios de coagulação e uma doença por embolia pulmonar.

Ainda assim, a EMA disse na quinta-feira que os benefícios da vacina compensavam os riscos e que ela poderia continuar a ser aplicada.

A Europa está com dificuldades para acelerar a vacinação, após atrasos nas entregas da Pfizer e da AstraZeneca, com novos casos por uma variante mais contagiosa do vírus a gerar novos lockdowns em países como Itália e França.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.