TNR’s podem agendar vacinação a partir de amanhã

Os trabalhadores não-residente vão poder inscrever-se na campanha de vacinação contra a covid-19 já a partir desta terça-feira, anunciou hoje o Governo. O processo de vacinação, que, a exemplo do que sucede com os residentes, será gratuito e voluntário, arrancará na quarta-feira para todos quantos disponham de autorização de residência vinculada a um contrato de trabalho válido.

A abertura da campanha de vacinação aos não-residentes ocorre num altura em que o Governo tem feito reiterados apelos à população para que se vacine, ainda que sem grande sucesso. Com mais de 600 mil doses da vacina anti-Covid à disposição da população, o Governo não tem conseguido mobilizar os residentes. Até meados da tarde desta segunda-feira, pouco mais de 49 mil pessoas tinham feito a inscrição para serem vacinadas. Cerca de 21 mil já receberam a primeira dose de uma das duas vacinas actualmente disponíveis, as soluções desenvolvidas pela Chinesa Sinopharm e pela alemã BioNTech.

O imunizante da Sinopharm tem manifestado uma adesão muito superior à da farmacêutica germânica: cerca de 43 mil agendamentos e 19 mil vacinados com a vacina chinesa, contra cerca de seis mil agendamentos e 1.727 de vacinados com a BioNtech.

“A vontade dos cidadãos de vacinar afectará a quantidade de vacinação e a quantidade necessária” de vacinas, disseram as autoridades em conferência de imprensa, quando interrogado sobre o prazo de validade antes da toma da vacina BioNtech. Já chegaram a Macau cerca de 100 mil vacinas da BioNtech. O Executivo encomendou um total de 400.000 à empresa alemã.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.