Myanmar. Manifestantes penduram roupas femininas para se proteger

Centenas de manifestantes no Myanmar começaram a pendurar roupas femininas em varais nas ruas para travar a polícia e os soldados porque a tradição considera que passar por debaixo de roupas femininas traz azar aos homens.

As vestimentas, conhecidas como longyi, são penduradas em varais. Às vezes, roupas íntimas femininas são acrescentadas: “O motivo de pendurarmos os longyis nas ruas é que temos a crença de que, se passarmos por baixo de um longyi, podemos perder a nossa sorte”, afirmou um manifestante de 20 anos que se recusou a ser identificado por medo de represálias.

“A nova geração já não acredita nisso, mas os soldados ainda acreditam e essa é uma das fraquezas deles. Podemos ganhar mais tempo para fugir deles se eles avançarem contra nós em caso de emergência”.

Vídeos nas redes sociais mostraram a polícia a retirar os varais antes de os cruzar. Tradicionalmente, andar por baixo de objectos usados para cobrir as partes privadas das mulheres não é apenas considerado como má sorte, mas também atinge a masculinidade dos homens.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.