Perseverance fez primeiro passeio em Marte

Fotografia: NASA/Unsplash

O veículo robotizado Perseverance executou com sucesso o seu primeiro teste de exploração  do “planeta vermelho”, informou na sexta-feira  a agência espacial americana NASA. O robô de seis rodas percorreu cerca de 6,5 metros em 33 minutos na quinta-feira, detalhou a organização.

O aparelhos deslocou-se quatro metros para a frente, deu uma volta de 150 graus à esquerda, e depois outra volta de 2,5 metros, deixando um rasto de pneus na poeira marciana: “Foi a nossa primeira oportunidade de explorar e levar o Perseverance para um passeio”, disse Anais Zarifian, engenheira de testes de mobilidade no Laboratório de Propulsão a Jato em Pasadena, na Califórnia.

Zarifian disse que a sessão exploratória terminou “incrivelmente bem” e representou um “enorme marco para a missão e a equipe de mobilidade”: “Nós vamos a fazer algumas jornadas exploratórias maiores”, acrescentou. “Isto é só o começo”.

Os engenheiros da NASA informaram que estão a estudar possíveis rotas para viagens mais longas do robot na superfície de Marte. Uma deslocação mais longa está planeada para sexta-feira e talvez outra para sábado se tudo correr bem, informou a NASA.

O robot tem capacidade para percorrer 200 metros por dia marciano, um pouco mais longo que o da Terra, e é cinco vezes mais rápido do que o Curiosity, o seu antecessor, que ainda está a funcionaro, oito anos depois de ter pousado em Marte.

O vice-director da missão Perseverance, Robert Hogg, disse que os engenheiros também estão a preparar o primeiro voo de testes de um drone transportado pelo robot.

Hogg afirmou que a equipe responsável pelo ‘rover’ está a calcular áreas de voo e esperava realizar o primeiro voo no fim da Primavera ou no começo do Verão.

O responsável disse que até ao momento a missão não enfrentou problemas de maior:”Só coisas menores”, afirmou. “Tudo o que testamos funcionou  lindamente”.

O Perseverance foi lançado a 30 de Julho de 2020 e pousou na superfície marciana a 18 de Fevereiro deste ano para uma missão em busca de sinais de vida passada no planeta vermelho.

A missão principal do robot durará pouco mais de dois anos, mas é provável que ele permaneça operacional muito para além disso.

Nos próximos anos, o Perseverance tentará recolher 30 rochas e amostras de solo em tubos selados para serem enviadas de volta à Terra para análise durante a na década de 2030.

Do tamanho de um veículo 4×4, o robot pesa uma tonelada, está equipado com um braço robótico de pouco mais de dois metros, tem 19 câmaras, dois microfones e um conjunto de equipamentos de última geração.

O robot é apenas o quinto a pôr as rodas em Marte e todos os seus antecessores foram americanos. A primeira vez em que um veículo pousou no planeta vermelho foi em 1997.

Os Estados Unidos estão a preparar-se para uma eventual missão humana em Marte, embora o planeamento ainda esteja numa fase muito preliminar.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.