Macau. Produtor Interno Bruto caiu 56,3 por cento

O Produto Interno Bruto de Macau caiu 56,3 por cento em 2020, de acordo com os dados divulgados na sexta-feira pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). De acordo com o organismo, o Produto Interno Bruto do território no ano passado saldou-se pelos 194,4 mil milhões de patacas. Já o PIB per capita foi de 285, 314 patacas.

 “A economia de Macau, em que predominam as exportações de serviços, não podia ficar imune à significativa descida da procura global ao longo do ano, o que resultou numa contração de 56,3 por cento, em termos reais”, indicaram os Serviços de Estatística e Censos num comunicado.

Na mesma nota de imprensa, o organismo sublinha que os resultados só não foram mais drásticos por causa das medidas de assistência financeira adoptadas pelo Executivo para contrariar o impacto da crise: “Em resposta à pandemia, o Governo (…) adquiriu mais equipamentos de protecção e materiais médicos, alugando hotéis para servirem de instalações de isolamento preventivo e lançando medidas de assistência financeira, fazendo assim aumentar 11,4 por cento a despesa de consumo final (…), em termos anuais”.

Os apoios governamentais não se revelaram, no entanto, suficientes para mitigar por completo a quebra nas exportações de serviços, salienta DSEC: “No que concerne à procura externa, sob a influência das medidas de controlo de viagens adoptadas por diversos países/territórios, os visitantes chegados a Macau diminuíram 85 por cento face a 2019, originando uma quebra anual de 74,9 por cento das exportações de serviços”, assinala o organismo.

No comunicado publicado esta sexta-feira, a Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos indicou ainda que no quarto trimestre de 2020 “o PIB registou uma contração anual de 45,9 por cento em termos reais, a qual se atenuou em relação à do trimestre precedente (-63,8 por cento)”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.