Indonésia. Vulcão Sinabung entra em erupção

Fotografia: Marc Szeglat/Unsplash

O vulcão indonésio Sinabung entrou em erupção esta terça-feira com uma grande coluna de cinzas e fumo de vários quilómetros a erguer-se sobre a montanha.

Os vulcanologistas registaram mais de 13 projecções que alcançaram 5.000 metros de altura sobre a ilha de Sumatra.

As autoridades indonésias elevaram o nível de alerta para o vulcão, que já está no terceiro de uma escala de quatro, mas negaram acesso a uma zona de cinco quilómetros ao largo da sua cratera.

A nuvem de fumaça do Sinabung é a maior desde 2010, disse Muhammad Nurul Asrori, responsável por monitorar as actividades do vulcão: “A grande cúpula de lava pode entrar em erupção a qualquer momento, provocando uma avalanche ainda pior de nuvens incendiárias”, afirmou.

O Sinabung, vulcão de 2.460 metros de altura no norte de Sumatra, permaneceu inactivo durante vário séculos antes de despertar em 2010 com uma erupção que matou duas pessoas.

O vulcão teve outras duas erupções fatais, uma em 2014 que matou pelo menos 16 pessoas e outra em 2016 com sete vítimas.

A Indonésia tem 130 vulcões activos. O país fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e erupções vulcânicas, onde convergem três grandes placas tectónicas: indo-pacífico, australiana e euro-asiática.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.