Iceberg do tamanho de Londres separa-se da Antárctida

Um gigantesco iceberg , com cerca de 1.270 quilómetros quadrados – aproximadamente do tamanho da área metropolitana de Londres – está a separar-se da Antárctida, quase 10 anos após os cientistas terem detectado fissuras no gelo pela primeira vez.

O bloco de gelo, que se separou do resto da calota polar na madrugada de sexta-feira, está a menos de 20 quilómetros da estação britânica Halley VI, onde trabalham 12 cientistas, entretanto evacuados com antecedência em meados de Fevereiro, informou o centro de investigação polar British Antarctic Survey (BAS) numa nota de imprensa:  “As nossas equipas preparam-se há anos para que um iceberg se desprenda da plataforma de gelo de Brunt”, disse na nota a directora do BAS, Jane Francis.

Esta é o terceiro grande ruptura que se formou na última década na plataforma de Brunt, que é a protuberância flutuante dos glaciares que fluíram de terra para o mar de Weddell, a sul do Oceano Atlântico.

Para a cientista, há duas opções: “Ou o iceberg se afasta, ou encalha e fica perto da plataforma de gelo de Brunt”.

A equipa monitoriza a falha com “uma rede automatizada de instrumentos GPS de alta precisão à volta da estação” e envia os dados para a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, de acordo com o BAS: “O nosso trabalho é agora acompanhar de perto a situação e avaliar qualquer potencial impacto deste destacamento na prateleira de gelo restante”, disse o director de operações do BAS, Simon Garrod.

Apesar de ter um tamanho considerável, este iceberg fica aquém do A-68A, que se desprendeu em Julho de 2017 da plataforma de gelo de Larsen C, no lado ocidental do mar de Weddell.

O A-68A, cuja trajetória poderá levá-lo para as águas da Ilha de São Pedro, no Oceano Atlântico Sul, partiu-se em vários pedaços e está a derreter a um ritmo médio de cerca de 2,5 centímetros por dia, pelo que a sua forma sempre em mudança exige um controlo constante.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.