O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou a detenção de dois cidadãos portugueses nas fronteiras terrestres com Espanha, na altura em que se preparavam para reentrar no país. Os indivíduos em questão eram procurados pela justiça portuguesa e eram alvo de mandato de detenção.
Uma das detenções ocorreu, na sexta-feira, no Ponto de Passagem Autorizado (PPA) em Vila Verde da Raia, no município de Chaves, estando pendentes deste cidadão dois mandados de detenção e um mandado de detenção europeu para extradição, informa o SEF, numa nota de imprensa. O detido, de 28 anos e residente na Suíça, foi levado para o Estabelecimento Prisional de Vila Real para o cumprimento de uma pena de dois anos e nove meses pelo crime de furto qualificado e cinco meses pelo crime qualificado de ofensas à integridade física.
A outra detenção ocorreu na semana passada, no PPA em Quintanilha, no distrito de Bragança. O detido tinha pendente um mandado de detenção emitido pelas autoridades judiciais portuguesas, indica o SEF. O homem foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto, que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva pela autoria de dois crimes de violência doméstica.
O arguido, de 24 anos, recolheu ao Estabelecimento Prisional do Porto onde aguardará o desenvolvimento do processo judicial.
As detenções ocorreram numa altura em que as fronteiras com Espanha estão fechadas devido à pandemia de Covid-19. A circulação transfronteiriça é apenas permitida nos dois países em 16 pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de carácter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.
Leave a Reply