A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, ordenou no sábado o confinamento da maior cidade do país, Auckland, depois de um novo caso local de coronavírus ter sido identificado.
A decisão, que hoje entrou um vigor pelo período de pelo menos uma semana, surge duas semanas depois dos quase 2 milhões de residentes de Auckland terem cumprido um lockdown de três dias, depois de uma família com três pessoas ser diagnosticada com a variante britânica – mais transmissível – do novo coronavírus.
As autoridades sanitárias, que não puderam confirmar imediatamente como a pessoa foi infectada, afirmaram que o sequenciamento genético da nova infecção está em andamento.
O paciente desenvolveu sintomas na terça-feira e considera que esteve potencialmente infeccioso desde domingo, disseram as autoridades. A pessoa em questão visitou vários locais públicos durante esse período: “Com base nisso, estamos na infeliz, mas necessária posição de proteger os cidadãos de Auckland novamente”, disse Ardern, ao anunciar o confinamento.
As autoridades sanitárias estavam a tentar descobrir se o novo caso está relacionado com um surto no começo de Fevereiro. O país conta agora com 12 infecções activas.
Leave a Reply