Au Kam San não se vai recandidatar à Assembleia Legislativa

Fotografia: Macau Photo Agency/Unsplash

O deputado Au Kam San, um dos parlamentares que há mais anos integram a Assembleia Legislativa, vai abandonar a vida política no final do presente mandato e não será candidato nas eleições legislativas do próximo Outono.

A garanta foi dada pelo próprio esta sexta-feira em declarações à imprensa, à margem do Almoço da Primavera oferecido esta sexta-feira pela Assembleia Legislativa aos jornalistas.  O certame decorreu no Centro de Convenções e Entretenimento da Torre de Macau.

Au Kam San, de 63 anos, é deputado à Assembleia Legislativa há  duas décadas e tem sido no hemiciclo uma das vozes mais críticas do Governo. O pró-democrata justificou a decisão de se não ser candidato ao hemiciclo com razões pessoais. Professor de profissão, Au não escondeu a desilusão e diz que ao longo dos anos em que foi membro da Assembleia Legislativa “fez o possível”, dadas as “limitações” de que padece o sistema político do território. O deputado pró-democrata, que se distanciou há quatro anos da Associação Novo Macau, mostrou-se, ainda assim, satisfeito com o facto de o governo ter investido na construção de habitação pública, um desígnio para o qual as pressões da Assembleia Legislativa foram preponderantes.

O deputado, que garantiu que vai continuar “a monitorizar o Governo” depois do adeus ao hemiciclo, é vice-presidente da Iniciativa para o Desenvolvimento da Comunidade de Macau, que em 2017 conquistou 6,5 por cento das intenções de voto. Dirige ainda a União para o Desenvolvimento Democrático de Macau, a associação responsável pela promoção no território da vigília em memória das vítimas do Massacre de Tiananmen.

Depois de Au Kam San ter reiterado que se despede do hemiciclo no final da presente legislatura, também o seu companheiro de bancada, Ng Kuok Cheong, poderá fazer um anúncio semelhante nas próximas semanas, depois de há quatro anos ter dito que o presente mandato seria o último como deputado.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.