Quase 29 milhões de pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em todos os estados-mebros da União Europeia (UE) desde o início da campanha de vacinação. O número é equivalente a oito por cento da população adulta do bloco comunitário, adiantou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O número de vacinas que as farmacêuticas destinaram aos países deverá chegar no final desta semana a 50 milhões de doses, explicou a política alemã. Von der Leyen transmitiu a informação aos chefes de Estado e de Governo durante uma cimeira sobre a pandemia realizada por videoconferência.
De acordo com Von der Leyen, tanto a Pfizer e BioNTech como a Moderna estão “a cumprir os contratos que assinaram”, ao passo que a AstraZeneca tem “espaço para melhorar em relação ao cumprimento” do acordo. O bloco europeu, garantiu a presidente da Comissão Europeia, está a monitorizar “muito de perto o que acontece” com a farmacêutica anglo-sueca.
A AstraZeneca vai entregar 40 milhões de doses à União Europeia no segundo trimestre – menos de metade do que foi combinado com Bruxelas -, mas o director executivo da empresa, Pascal Soriot, espera “estar em dia” no segundo trimestre, segundo anunciou em discurso no Parlamento Europeu na quinta-feira.
Os líderes europeus exigiram que as farmacêuticas garantam “a previsibilidade da produção das suas vacinas” e “respeitem os seus prazos de entrega”, segundo a declaração conjunta divulgada no fim da reunião.
A presidente da Comissão Europeia afirmou que a situação epidemiológica “continua a ser séria” e que a variante britânica do coronavírus já circula em todos os países da União Europeia, enquanto que a sul-africana está presente em 14 países e a brasileira em sete.
Leave a Reply